Novo acesso à Porto Alegre, pela Zona Norte, é liberado para veículos

PRF permitiu acesso à ponte do vão móvel para quem vai a Guaíba e abriu um retorno para entrar na Capital pela ponte

A alternativa para os motoristas para a saída da Capital é utilizar a Zaida Jarros. Foto: Alex Rocha/PMPA

Mais um acesso emergencial para a entrada da cidade, desta vez pela zona Norte, foi liberado nesta terça-feira. A Polícia Rodoviária Federal permitiu acesso à ponte do vão móvel para quem vai a Guaíba e abriu um retorno para que a Capital possa ser acessada também através da ponte.

Os motoristas que entram em Porto Alegre pela BR 290 (sentido Litoral-Capital) podem utilizar um retorno emergencial que foi criado no km 98 após o vão móvel para permitir o acesso à avenida Sertório. Através dessa entrada podem acessar a Zona Norte pela Sertório ou seguir pela Terceira Perimetral para chegar às demais áreas da cidade.

“Estamos buscando alternativas dentro das limitações ainda existentes para melhorar o fluxo de entrada e saída da Capital, sempre com o foco em melhorar a mobilidade urbana e garantir a segurança de todos”, destaca o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Pedro Bisch Neto.

No dia 10 de maio, foi aberto o primeiro corredor humanitário para a ligação da Freeway com o Centro da Capital. Em uma semana, a prefeitura ampliou para duas faixas, uma faixa no sentido Capital-Interior e outra no sentido Interior-Capital. O corredor foi ampliado para duas faixas por sentido em 21 de maio. Nos últimos dias, a EPTC registrou uma média de 4 mil veículos por hora no trecho, o que representa quase cem mil veículos em 24 horas.

Veja as entradas e saídas da cidade que estão liberadas:

Região central – Os motoristas que vêm no sentido bairro-Centro, pelo Túnel da Conceição, poderão acessar o Largo Vespasiano Julio Veppo na contramão, junto à Rodoviária, e entrar na avenida Castelo Branco. No sentido inverso, o condutor virá pela Castelo Branco e acessará o Túnel da Conceição via corredor humanitário, que terá tráfego ampliado após a conclusão da nova passagem.

Região Norte

Corredor humanitário Assis Brasil (sentido Porto Alegre – Interior) – A avenida Assis Brasil será aberta a partir da Bernardino Silveira Amorim, no sentido Capital-Interior. Para os motoristas acessarem a Freeway, foi criado o corredor próximo ao número 8.703 da Assis Brasil, na altura do posto Garoupa. A Assis Brasil, a partir do acesso à Freeway, continua bloqueada em direção a Cachoeirinha. O uso do caminho é preferencial para veículos de emergência, mas poderá ser utilizado por carros de passeio.

Sentido (interior – Capital) – Os motoristas que estão entrando em Porto Alegre pela BR 290 (sentido Litoral-Capital) podem utilizar um retorno emergencial que foi criado no Km 98 após o vão móvel para permitir o acesso à avenida Sertório.

Região Leste – Acesso pela RS 118 por Alvorada e avenida Baltazar de Oliveira Garcia e RS 040 por Viamão e avenida Bento Gonçalves.