Lula se reúne com o rei Charles 3º no Palácio de Buckingham, em Londres

Encontro ocorreu um dia antes da coroação do monarca; embaixadora do Reino Unido, Stephanie Al Qaq, compartilhou

Foto: Ian Jones/Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o rei Charles 3º no Palácio de Buckingham, em Londres, nesta sexta-feira. Na foto, o petista aparece acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva.

O encontro ocorreu um dia antes da coroação do monarca, sendo compartilhado em redes sociais pela embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al Qaq.

Na publicação, a diplomata afirmou que a saudação demonstra “uma prova do imenso carinho do rei pelo Brasil e pelos brasileiros”.

No evento, a embaixadora destacou que o rei Charles 3º mantém proximidade com o país e já havia conversado com o presidente Lula. Ela disse, ainda, acreditar que o relacionamento entre as nações se fortaleça.

Coroação vai custar R$ 625,3 milhões
A cerimônia de coroação de Charles 3º, que ocorre na Abadia de Westminster, vai ser limitada a 2 mil convidados, neste sábado. Com pouco mais de uma hora de duração, o ato vai contar com uma carruagem com ar-condicionado, vidros elétricos e suspensão hidráulica.

A decisão de fazer uma celebração mais modesta pode ser explicada, em parte, pela sensibilidade de Charles à crise do custo de vida que assola o país, bem como pela ambição do rei de haver uma monarquia mais moderna e enxuta. Ainda assim, parte dos britânicos se mostra incomodado com os custos do evento. A coroação vai custar aos cofres públicos por volta de 100 milhões de libras esterlinas, o equivalente a R$ 625,3 milhões.