Polícia ainda busca quarto integrante de quadrilha especializada em golpe dos nudes baseada no RS

Através do perfil falso de adolescente, criminosos extorquiram R$ 50 mil de um metalúrgico no interior de São Paulo

Foto: PC / Divulgação

A operação integrada, deflagrada nesta quinta-feira pela Polícia Civil de São Paulo, em parceria com a 3ª Delegacia de Polícia de Canoas, ainda busca um quarto suspeito de integrar a quadrilha que extorquiu, R$ 50 mil de um morador do interior paulista, através do chamado ‘golpe dos nudes’. Mais cedo, outros três membros do bando foram capturados no bairro Vila Nova, na zona Sul de Porto Alegre.

A vítima, segundo a investigação, é um metalúrgico que vive no município de São João da Boa Vista, na divisa de São Paulo com Minas Gerais. No boletim de ocorrência, ele relatou que os valores eram economias de uma recisão de emprego e, em parte, provenientes de empréstimos em banco.

Segundo a delegada Luciane Bertoletti, o grupo criminoso criou o perfil falso de uma adolescente, pelo qual a vítima recebia conteúdo de teor sexual. Posteriormente, uma pessoa se apresentou como pai da jovem, acusando o metalúrgico de pedofilia e exigindo valores para não denunciar o caso às autoridades. A narrativa incluiu ainda, conforme delegado, um suposto tratamento hospitalar da personagem, seguido de um enterro fictício – despesas essas também custeadas pela vítima.

“A suposta menor de idade teria sido hospitalizada e, inclusive, cometido suicídio. A vítima contou que parte dos depósitos foram efetuados para pagar pelo enterro da adolescente fake”, declarou a titular da 3ª DP de Canoas à Rádio Guaíba.

O bando, ainda de acordo com a delegada, era formado por pessoas de uma mesma família. Ela afirmou, ainda, que a quadrilha supostamente aplica golpes similares em todo o território nacional.