Grêmio sofre sustos, mas se classifica diante do ABC na Copa do Brasil

Tricolor foi pressionado até o final do duelo e encontrou o alívio somente aos 49 minutos do segundo tempo

Grêmio sofre sustos, mas se classifica diante do ABC na Copa do Brasil | Foto: Fabiano do Amaral/CP

Depois de uma semana turbulenta nos bastidores, o Grêmio encontrou tranquilidade somente aos 49 minutos do segundo tempo contra o ABC, na Arena, na noite desta quinta-feira. Mesmo com a classificação às oitavas, a torcida gremista não poupou críticas à atuação no empate de 1 a 1 contra a equipe de Natal pela terceira fase da Copa do Brasil. No agregado, 3 a 1.

Com a base titular, o Grêmio atuou com preguiça, assistiu os visitantes atuarem em determinados momentos e foi para o intervalo com desvantagem. Matheus Anjos abriu o placar em lance rápido pelo meio. No segundo tempo, o time do Rio Grande do Norte se lançou ao ataque e quase marcou aos 40 minutos. O centroavante Bruno Garcia parou no travessão em lance incrível dentro da área. Ali, vieram as primeiras vaias das arquibancadas. Nos minutos finais, enfim, o alívio. Em tabela com Suárez, Galdino bateu de fora da área e permitiu aos tricolores nas arquibancadas a celebração.

Jogo sonolento

Com escalação modificada, mas com alguns titulares de Renato, o Grêmio produziu pouco ao longo de toda primeira etapa na Arena e viu o ABC assustar em algumas oportunidades. O ataque formado por Zinho, Suárez e Nathan não deu liga.

Os visitantes marcaram no primeiro chute que foi no gol gremista. Na primeira chegada, aos 20 minutos, em rápida tabela pelo meio, Matheus Anjos infiltrou com tranquilidade e tocou na saída do goleiro Gabriel Grando.

Mesmo na frente do placar, o ABC não se lançou para o ataque e seguiu administrando a desvantagem. Sem inspiração, o Tricolor praticamente não assustou o arqueiro Simão. Rondou, rondou, rondou a área e os chutes sempre foram marcados. O resultado adverso, mas com a classificação, permaneceu até o intervalo.

Sustos no fim

O Grêmio voltou sem alterações. O foco de Renato era em alterar o ânimo dentro de campo com quem ali já estava. O cenário não mudou. Com isso, surgiram as primeiras trocas. Aos 10, Zinho, João Pedro e Nathan deixaram o campo para as entradas de Lucas Silva, André e Fábio. O lateral João Pedro saiu na maca, com dores musculares. Fábio voltou a atuar depois de mais de um mês se recuperando de lesão.

Depois de 60 minutos, o Tricolor assustou o ABC. Em jogada individual dentro da área, Suárez driblou dois marcadores e bateu para enorme defesa de Simão. O lance animou a torcida e a equipe. Aos 21, novo lance perigoso. Cristaldo tocou por cobertura de dentro da área e a bola tirou tinta da trave. Aos 26, Vina ganhou a vaga de Darlan.

O time gremista permaneceu, ainda que com maior ímpeto, rondando a área adversária. Aos 35, Vina apareceu bem em chute de fora da área colocado que tirou o “Uh” da arquibancada. Sem ter mais o que perder, o ABC se lançou ao ataque e quase marcou em duas chances na reta final. Na mais clara, livre na área, Felipe Garcia encontrou o travessão em chute cara a cara com Grando. O torcedor gremista enfim sorriu nos minutos finais. Em tabela com Suárez, Galdino recebeu pelo meio e bateu de canhota para vencer Simão. Com o apito final, a celebração dos torcedores e a vaga nas oitavas de final.

Copa do Brasil – 3ª rodada – jogo de volta

Grêmio 1

Gabriel Grando; João Pedro (Fábio), Bruno Alves, Bruno Uvini e Diogo Barbosa; Darlan (Vina) e Bitello; Nathan (Lucas Silva), Cristaldo (Galdino) e Zinho (André); Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.

ABC 1

Simão; Alemão (Romário), Luiz Gustavo, Habraão e Daniel Vancan; Wallace, Daniel (Thalisson), Matheus Anjos (Leo Ceará) e Maycon Douglas (Jailson); Ramon (Welliton) e Felipe Garcia. Técnico: Fernando Marchiori.

Gols: Matheus Anjos (20min/1°T) Galdino (47min/2°T)
Árbitro: Dyorgines Jose Padovani de Andrade
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires e Vanderson Antonio Zanotti
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Data e hora: 27 de abril, quinta-feira, às 21h30min.
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS).
Público: 19.381 torcedores.