Confiança do consumidor tem recuo de 0,2 ponto em abril, diz FGV/Ibre

Índice de Expectativas (IE) cedeu 0,4 ponto, para 97,6 pontos

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apresentou um recuo em abril, após ter se recuperado em março, com o indicador caindo 0,2 ponto no mês, para 86,8 pontos. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre). Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 0,3 ponto, após quatro meses de queda, mantendo-se em 86,1 pontos.

Em abril, o resultado foi influenciado pela estabilidade das avaliações sobre a situação atual e uma ligeira piora das perspectivas para os próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA) variou 0,1 ponto, para 72,1 pontos, o melhor resultado desde outubro de 2022 (74,5 pontos), enquanto o Índice de Expectativas (IE) cedeu 0,4 ponto, para 97,6 pontos.

“Assim como no mês anterior, a heterogeneidade dos resultados torna difícil uma sinalização mais clara sobre as perspectivas futuras. Há um aumento do pessimismo das famílias com renda familiar mais baixa e redução para as famílias de maior poder aquisitivo”, comentou Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das sondagens do FGV/Ibre, em nota

Segundo ela, esse cenário pode estar relacionado ainda a um alto endividamento das famílias, principalmente as de menor renda, junto com um aumento das perspectivas de inflação para os próximos meses e a dificuldade de acesso ao crédito. “Ainda que o novo arcabouço fiscal tenha sido apresentado, isso está gerando incerteza, o que afeta as decisões no curto prazo”, disse.