A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) debateu na reunião da Câmara Setorial da Cadeia da Erva-Mate do Ministério da Agricultura, ações prioritárias para o setor, como a criação de um fundo nacional específico para a cultura da erva-mate.
“No momento, a CNA tem interesse na criação de um fundo específico para a cultura, porém, que não pese no bolso dos produtores rurais, elevando seus custos em demasia”, destacou a assessora técnica da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais da CNA, Marina Zimmermann.
Marina também falou sobre o novo projeto em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Sebrae para o desenvolvimento de um sistema de controle e rastreabilidade para as Indicações Geográficas (IGs).
“O piloto será na cultura do café, mas posteriormente deve ser ampliado para outros produtos nacionais que possuam indicações geográficas”, afirmou.
A reunião também abordou a Rádio Web do Mate, que deve entrar no ar no próximo dia 24, além de ações de agregação de valor aos produtos nacionais, questões relacionadas à legislação trabalhista e a necessidade de linha de crédito específica para a aquisição de maquinário e implementos para a cultura.