General Hertz Pires do Nascimento assume chefia do Comando Militar do Sul

General Fernando Jose Sant’Ana Soares Silva, que assume a função de Chefe do Estado-Maior do Exército, transmitiu as funções

General Hertz Pires do Nascimento. Foto: Marcel Horowitz / Rádio Guaíba

O Comando Militar do Sul (CMS) cumpriu, nesta quinta-feira, o rito de passagem de chefia, em cerimônia no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda (3º RCG), na zona Leste de Porto Alegre. Durante o evento, o general Fernando Jose Sant’Ana Soares Silva transmitiu o cargo de Comandante Militar do Sul ao general Hertz Pires do Nascimento, que agora passa a liderar 1/4 do efetivo das tropas terrestres do país.

Conforme a instituição, Soares segue para Brasília, onde vai desempenhar a função de Chefe do Estado-Maior do Exército. Em um pronunciamento, o general orientou os subordinados a manterem-se em prontidão constante.

“Mantenham suas unidades em alto nível de prontidão operacional, para que tenhamos condições de sermos empregados em qualquer lugar que a nação Brasileira necessite, dentro ou fora do território nacional”, declarou o novo Chefe do Estado-Maior, que já atuou como observador militar das Nações Unidas na guerra civil de Moçambique, adido militar na Embaixada do Brasil no Suriname e subcomandante da Força de Paz no Haiti.

Também com experiência no Haiti, onde chefiou a Seção de Operações Psicológicas e Assuntos Civis na missão das Nações Unidas, Hertz atuou como oficial de ligação do Exército Brasileiro junto ao Centro de Armas Combinadas do Exército dos Estados Unidos e recebeu treinamento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). No discurso de posse, o comandante ressaltou o profissionalismo do CMS.

“Confio na qualidade pessoal dos soldados. É um pessoal extremamente profissional, dedicado e de um comportamento exemplar. Isso não tem preço”, destacou o general.

A missão do CMS é manter a soberania na região Sul do Brasil. Para tanto, mantêm 50 mil militares, 75% dos meios mecanizados existentes na força terrestre, 18 oficiais generais, 160 Organizações Militares e 20 Tiros de Guerra.

Foto: Marcel Horowitz / Rádio Guaíba