Governo retira Correios e Ceitec do programa de privatização

Foram excluídas sete empresas do Programa Nacional de Desestatização (PND) e três do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI)

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

O governo Federal retirou os Correios e outras estatais de programas de privatização, conforme medida publicada em edição extra do “Diário Oficial da União” na quinta-feira. Foram excluídas sete empresas do Programa Nacional de Desestatização (PND) e três do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que tinham sido colocadas nos programas na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Além da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) a lista inclui o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec).

Do PPI, por sua vez, acabaram sendo excluídos armazéns e imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. – Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA); e a Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras). O Ministério das Comunicações informou que o governo tem como objetivo “reforçar o papel destas empresas na oferta de cidadania e ampliar ainda mais os investimentos”.