Startup gaúcha facilita integração de restaurantes com serviços de delivery

Plataforma gaúcha Opdv, é especializada em soluções de gestão de venda

Crédito: Freepik

Uma solução de gestão de ponto de venda baseada em nuvem para restaurantes, que permite acesso de qualquer dispositivo e é conectada ao aplicativo mais usado para solicitar refeições no Brasil, com impacto positivo direto na receita dos estabelecimentos. É o que vem tornando cada vez mais popular entre comércios de todo o país a plataforma gaúcha Opdv, especializada em soluções de gestão de venda para restaurantes e franquias, por meio da integração com o marketplace do iFood.

A chave do sucesso é a integração com a API (conjunto de rotinas de programação para acesso a um aplicativo baseado na Web) do iFood, cuja excelência rendeu à Opdv o selo de TOP Integradora, entre as mais utilizadas pelos restaurantes iFood. Dividida em módulos, essa API permite que os principais fluxos do restaurante com o iFood sejam realizados no sistema da Opdv, trazendo desde as informações de eventos de pedidos até as avaliações feitas pelos clientes.

“Uma vez que os sistemas são integrados, o pedido já sai impresso na cozinha, possibilitando que o empreendedor faça o fechamento de caixa sem ter que redigitar todas as informações, o que pode induzir a erros humanos, sobretudo em horários de pico”, afirma Édson Oliveira, CEO e cofundador da Opdv.

“Na maioria das vezes, o proprietário ou o gestor do restaurante não tem conhecimento tecnológico. Isso passa a ser uma preocupação a menos”, completa. Desde a integração com o iFood, a Opdv já contabiliza mais de 4 milhões de pedidos e R$ 260 milhões em vendas, com aproximadamente 600 lojas integradas, de diversas especialidades.

CATÓLOGO DE PRODUTOS

Além disso, a integração também traz outros benefícios essenciais à operação de um restaurante, como a padronização do catálogo de produtos em ambos os sistemas, dados de baixas de estoque em tempo real e até a integração com as entregas. Com apenas um clique, o restaurante também pode contar com frota de entregadores, por meio do serviço “Entrega Fácil”, mesmo que o pedido tenha sido feito em canais próprios, seja aplicativo ou e-commerce do estabelecimento. Sem todos esses recursos tecnológicos, o restaurante está sujeito a riscos que podem comprometer a operação, como erros de fechamento de caixa, além de ter custos elevados, com mais funcionários dedicados para esses controles.

“Os principais ganhos que a The Waffle King obteve foram a agilidade na operação e a facilitação no controle da gestão, permitindo que o nosso colaborador consiga executar o prato de acordo com o pedido que chega de forma automática pelo sistema. Dessa forma, facilita para que tenhamos agilidade no processo, fazendo com que a rede consiga realizar mais entregas por dia”, afirma Anderson Suriz, CEO e fundador da The Waffle King, rede de fast-food especializada em Waffle, com 185 lojas em todo o território nacional. “Hoje, o iFood é um dos maiores apps e identificamos que temos o maior número de vendas com ele na rede via delivery, o que faz com que alcancemos todo o nosso público espalhado pelo Brasil”, completa.