Lula declara apoio para que Brasil sedie Copa de Futebol Feminino em 2027

Presidente assinou decreto para estimular modalidade feminina no país

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, nesta quinta-feira, em Brasília, que o governo federal está à disposição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para somar esforços pela candidatura do Brasil à sede da Copa do Mundo feminina de futebol, em 2027.

A declaração ocorreu durante evento no Palácio da Alvorada, para apresentação da taça da Copa do Mundo 2023, a ser realizada na Austrália e na Nova Zelândia. O troféu vem percorrendo os 32 países que vão disputar o torneio, entre 20 de julho e 20 de agosto. A seleção feminina do Brasil busca um título inédito.

Lula disse que a Copa no país pode ser um “evento motivador da construção de uma consciência política junto ao povo brasileiro, para que entenda a participação da mulher efetivamente em todos os cantos que ela puder participar, onde quiser, do jeito que quiser”, acrescentou.

O presidente também destacou as condições de infraestrutura que o país dispõe atualmente – melhores que as de 2014, quando o país sediou a Copa do Mundo masculina.

Estratégia Nacional
Durante o evento, Lula também assinou o decreto que cria a Estratégia Nacional para o desenvolvimento do futebol feminino no país. O programa, sob responsabilidade do Ministério do Esporte, prevê medidas de promoção do desenvolvimento do futebol profissional e amador no país, ampliação dos investimentos e formação técnica para meninas e mulheres no mercado da bola.