A cantora, apresentadora e locutora da Rádio Guaíba Maria Luiza Benitez teve o nome escolhido como patrona dos Festejos Farroupilhas de 2023. Com mais de 50 anos de carreira, Maria Luiza é considerada uma das precursoras do Movimento Nativista, tendo já recebido o troféu “Mulher Farroupilha”, instituído pelo governo gaúcho pela contribuição, através da música, para a arte e a cultura do Rio Grande do Sul.
A Comissão Estadual da Organização dos Festejos Farroupilhas escolheu o nome de Maria Luiza por unanimidade, em reunião nesta terça-feira. O encontro também definiu a temática que vai conduzir as festas deste ano: “Centenário da Revolução de 1923”.
Compositora, historiadora e intérprete da música latino-americana, além de cantora consagrada nos Festivais do Rio Grande do Sul, Maria Luiza salienta a importância de ter sido escolhida para a missão.
“São as mulheres que estão conquistando seu espaço na cultura gaúcha, porque normalmente, que eu me lembre, as mulheres não tinham voz nos CTGs – ou fora deles, em alguns momentos também -, e hoje nós temos voz, nós conquistamos isso, e isso é maravilhoso, é importantíssimo”.
Feliz com a indicação, ela assegura que vai desempenhar a função da melhor forma. “Eu vou representar bem porque é uma luta que eu tenho desde guria, eu sempre fui assim, sagitariana com ascendente em sagitário, que nunca baixou a cabeça, e sempre abriu portas”, reforça.
Durante o encontro, ocorrido na sala Sérgio Napp, da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a secretária adjunta de Estado da Cultura, Gabriella Meindrad, que é presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas pelo segundo ano consecutivo, ressaltou que o tema é a marca do evento, mas que a ideia é trazer outras pautas importantes, relacionadas ao momento histórico.
“Nós vamos trazer questionamentos como ‘quem são as pessoas invisibilizadas, como os negros e negras, as mulheres, os indígenas, personagens que pouco aparecem ou quase nada na história da Revolução de 1923”, pontuou.
O ato de abertura oficial dos Festejos Farroupilhas 2023 está marcado para 19 de agosto, com o acendimento da Chama Crioula no Parque Estadual General Bento Gonçalves, em Cristal.