Polícia toma depoimento de torcedor que invadiu gramado do Beira-Rio com criança de colo

Jogador que protagonizou confusão no jogo, Wesley 'Pomba' Moreira está emprestado ao Caxias pelo Grêmio, rival Colorado

Foto: Reprodução

A Polícia Civil instaurou dois inquéritos, nesta segunda-feira, sobre o torcedor colorado que invadiu o gramado do Beira-Rio com uma criança de colo na tarde de domingo, após a eliminação nos pênaltis do Internacional diante do Caxias, na semifinal do Campeonato Gaúcho. O primeiro é baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o segundo, por lesão corporal.

O homem, de 33 anos, é de Canoas, sócio do Inter e integrante de uma torcida organizada. Apesar de já ter sido identificado, ele não teve o nome divulgado pela polícia. O torcedor se apresentou no fim da tarde e, ao depor, afirmou que tentou proteger a filha.

Sem antecedentes criminais, o homem entrou em campo com a filha de 3 anos nos braços, agrediu um jogador do clube da Serra pelas costas e, depois, um cinegrafista.

Segundo a delegada Sabrina Teixeira, titular da 2ª Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente, o torcedor do Inter vai responder pelo artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente, por submeter a filha a vexame e constrangimento. A pena prevista nesse artigo é de seis meses a dois anos de prisão.

A Polícia Civil abriu o segundo inquérito por lesão corporal leve ao cinegrafista. As autoridades vão esperar um registro do Caxias do Sul para abrir outro inquérito por lesão corporal leve ao jogador agredido. Isso porque, para que outro processo de investigação seja iniciado, é preciso que o clube se manifeste sobre o episódio.

Pivô da confusão é jogador emprestado pelo Grêmio
Wesley ‘Pomba’ Moreira, jogador do Caxias que protagonizou a confusão no fim da partida, é, na realidade, atleta do maior rival do Internacional. O Grêmio emprestou o atacante, de 20 anos, até o final do temporada.

Considerado promissor, Wesley assinou contrato com multa recisória de R$ 560 milhões e se tornou campeão do Brasileirão de Aspirantes de 2021 com a equipe. Por enquanto, ele acumula dois gols pelo time profissional. Os dois contra o Inter, ambos no Beira-Rio.

O atacante converteu a última cobrança de pênalti e decretou a eliminação do Colorado no Gauchão. Jogadores do Inter não receberam bem a comemoração e começaram uma perseguição em campo. Em pouco tempo, a confusão já era generalizada e incluía o torcedor, que entrou em campo com a criança de colo.

Wesley sofreu uma fratura no nariz durante a confusão, e pelas redes sociais ele exibiu como ficou o rosto após a agressão sofrida dentro do gramado. “Classificados… seguimos. Um dia da caça, outro do caçador”, escreveu o jogador na legenda da publicação.

Posicionamento oficial do Inter
Pelo site oficial do clube, o Internacional repudiou os acontecimentos do último domingo no Beira-Rio. Em nota, o Colorado confirmou estar investigando o caso.

Confira o comunicado na íntegra:

O Internacional manifesta seu repúdio pelos episódios ocorridos após o encerramento da partida deste domingo (26/03). O Clube informa que já está trabalhando na identificação dos invasores, e que as imagens do circuito de câmeras do Beira-Rio serão disponibilizadas para as autoridades e utilizadas em futuras sanções internas. Ainda, o Colorado reforça que não compactua com a atitude tomada por uma minoria da torcida presente no confronto, válido pelo Gauchão.