A maioria dos brasileiros (64%) dos brasileiros assume não ter marcas preferidas e levam em conta fatores como preço e valores pessoais para fazer suas escolhas de produtos. Na chamada Geração Z, formada por nascidos a partir de 1995, a infidelidade às marcas é ainda maior, chegando a 65%. Estas são algumas das conclusões do estudo Think Consumer Goods, realizado pela consultoria Offerwise e divulgado pelo Google.
A principal razão para incluir um produto no carrinho de compras, apontada por 37% dos entrevistados que não são fiéis a marcas, é uma boa oferta de preços. De acordo com os entrevistados, a forma mais eficaz de iniciar uma conexão com os consumidores é por descontos e benefícios, apontado por 65% dos entrevistados — o percentual entre mulheres chega a 70%.
A conexão de marcas com os valores pessoais foi o segundo fator mais citado, por 21% dos entrevistados. Apesar disso, a maioria absoluta dos entrevistados — 88% — concorda que há marcas que se conectam com os consumidores melhor do que outras. A sustentabilidade foi um aspecto citado por 43% dos entrevistados como diferencial de propósito entre as marcas. Já valores como diversidade e igualdade foram apontados como relevantes por 38% da pesquisa. Outros 20% citaram propósito e 18% inclusão. De acordo com os entrevistados, a forma mais eficaz de iniciar uma conexão com os consumidores é por descontos e benefícios, apontado por 65% dos entrevistados — o percentual entre mulheres chega a 70%.
As experiências de compra mais personalizadas foram um fator para 45%, sendo que 40% dos consumidores escolhem produtos personalizados. Entre a Geração Z, o percentual que opta por personalizados é de 44%. A diretora de GenZ do Google, Maria Dafne, exemplifica produtos personalizados como cadeiras de praia adequadas para pessoas gordas.