Cancelada pulverização de inseticida contra mosquito da dengue no bairro Aparício Borges, em Porto Alegre

Investigação conclui que o caso confirmado de dengue não seria autóctone

Foto: Alina Souza/CP

A ação de pulverização de inseticida que ocorreria nesta quinta-feira, no bairro Aparício Borges, em Porto Alegre, foi cancelada após investigação técnica da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O resultado da avaliação na região indicou que o caso confirmado de dengue não seria autóctone, ou seja, contraído no próprio bairro. Entre os critérios para as ações de bloqueio químico estão área propícia para habitat de mosquitos Aedes aegypti e de infecção no próprio local de residência, ambos não constatados.

Nesta semana, em função do mau tempo, o Núcleo de Vigilância de Roedores e Vetores, em conjunto com a Equipe de Vigilância Epidemiológica da DVS, define as regiões em que haverá bloqueio químico de transmissão viral na próxima semana.

Porto Alegre tem confirmados, até terça-feira, 21, 61 casos de dengue, dos quais 45 autóctones. Para efeito de comparação, no mesmo período de 2022 eram 524 casos confirmados da doença na cidade. A Vigilância Epidemiológica municipal aguarda o resultado laboratorial de 262 exames que estão em investigação.