Governo deve divulgar na quarta-feira indicadores menos otimistas para 2023

Estimativas constam do Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas

Crédito: Freepik

Os números não são do mercado financeiro, mas projeções para os principais indicadores econômicos do país feitas pelo Ministério da Fazenda. Dados da Secretaria de Política Econômica (SPE) indicam que o governo Federal trabalha, hoje, menos otimistas para a alta do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023.

De acordo com a grade de parâmetros divulgada pela secretaria, a expansão da atividade passou de 2,1% para 1,61%. A projeção anterior havia sido feita em novembro, ainda no governo passado. As estimativas são utilizadas na confecção do Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, que será divulgado nesta quarta-feira, 22.

A redução de 0,49 ponto percentual deve-se ao arrefecimento na margem dos indicadores econômicos divulgados desde o documento anterior e também aos efeitos defasados mais intensos da política monetária sobre a atividade e mercado de crédito do que o anteriormente projetado. “As perspectivas de liquidez reduzida nos EUA e em outras economias também colaboraram para a revisão da projeção anterior”, apontou a SPE.

A alta de 1,61% prevista para este ano repercute, segundo a SPE, a aceleração no setor agropecuário e o arrefecimento na Indústria e em Serviços. Para o período de 2024 a 2027, a expectativa é de crescimento médio ao ano de 2,5%. O ministério reduziu as projeções de crescimento da economia de 2024, de 2,50% para 2,34%. Já para 2025, o prognóstico aumentou de 2,50% para 2,76%. Para 2026, a estimativa passou de 2,2% para 2,42%. E para 2027, a projeção anunciada nesta sexta é de 2,49%.