Pista da Orla do Guaíba, em Porto Alegre, é palco de etapa do STU Nacional 2023

Entre as atrações, nomes conhecidos do skate brasileiro como Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Pedro Barros 

Foto: Alina Souza/CP

Rayssa Leal, Pâmela Rosa, Pedro Barros, Sandro Dias, Augusto Akio, Yndiara Asp: essas e outras estrelas do skate brasileiro começaram, nesta sexta-feira, a desfilar manobras na pista do trecho 3 da Orla do Guaíba, em Porto Alegre, dentro da programação da etapa do STU National 2023. O torneio ocorre até domingo, quando ocorrem as finais, tanto da modalidade street, quanto da park.

Nesta sexta, foram realizadas apenas as baterias eliminatórias masculinas, e alguns horários foram modificados devido ao forte calor na capital. As semifinais ocorrem a partir das 14h deste sábado e as finais, no domingo, a partir das 11h05min.

Nessa manhã, na coletiva de abertura do evento, o skatista Carlos Ribeiro, natural de Novo Hamburgo, saudou a competição e lembrou o quanto esse cenário era impensável anos atrás. “Comecei a andar ainda criança. Não dava nem para sonhar que um dia o skate ia se tornar tão grande na cidade”, afirmou ele, lembrando da visibilidade que o esporte ganhou – e manteve – após os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. “O skate ganhou muito com isso, mas também deu muito, entregou muita coisa aos Jogos Olímpicos. O skate deu uma cara nova para os Jogos”, afirmou.

Se o sucesso da modalidade decorreu ou não da Olimpíada, fica a gosto de quem interpreta. O que é indiscutível é o quanto o esporte, nos últimos anos, vem se difundindo. Com um diferencial que nem sempre se vê em outras modalidades: não há, aparentemente, um nicho de público. Um rápido passeio pela enorme estrutura montada na Orla do Guaíba deixa claro, para início de conversa, uma larga amplitude de idade. Há desde crianças com pouco mais de 10 anos até atletas que já passaram dos 50. Todos competindo. “É um encontro de pessoas que compartilham as mesmas ideias e têm empatia umas com as outras”, resume Augusto Akio, o Japinha, atual vice campeão do mundo, título conquistado em fevereiro, nos Emirados Árabes.