Intensificado patrulhamento para coibir furto de fios em Porto Alegre

Entre janeiro e março 8 mil metros de cabos, o que representa todo o volume furtado em 2022

Agentes da Guarda Municipal abordam suspeitos em bairros com mais ocorrências Foto: Rodger Timm/PMPA/Divulgação

A Secretaria Municipal de Segurança de Porto Alegre monitorou 24 pontos da cidade na madrugada desta quinta-feira. A Operação Sinal Vermelho teve como objetivo coibir os furtos a fios em semáforos e áreas públicas. Mais de 20 agentes da Guarda Municipal participaram da força-tarefa. Suspeitos foram abordados no Centro Histórico e nos bairros Cidade Baixa, Independência, Rio Branco, Praia de Belas, Santana, Floresta e Azenha.

“Nossa ideia era verificar se as pessoas que permaneciam no entorno das áreas com maior incidência de furto portavam, ou não, as armas que costumam ser usadas neste crime, como facas e canivetes. O patrulhamento da Guarda Municipal é preventivo, justamente para reduzir o número de ocorrências do tipo na Capital”, afirma o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.

Ninguém foi preso na primeira noite da operação. A ofensiva se repetirá em todas as próximas madrugadas. “É fundamental que os moradores que perceberem qualquer movimentação atípica perto de postes de luz acionem as forças de segurança”, ressalta Zottis. A população pode encaminhar denúncias à Guarda Municipal pelo número 153 ou pelo aplicativo 156+POA, na opção Segurança. A central telefônica funciona 24 horas e recebe ligações anônimas.

Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), entre janeiro e março deste ano foram furtados cerca de 8 mil metros de cabos de energia e outros itens de sinaleiras, o que representa todo o volume furtado em 2022 em Porto Alegre. Já a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb), aponta que, desde 2021, foram furtados 14,2 mil metros de cabos e 287 luminárias da Capital.