“De onde virão os terneiros?”: Senar leva dia de campo e seminário para São Francisco de Assis

default
Estiagens históricas, crise hídrica para consumo animal e irrigação dos campos: o cenário exige que produtores rurais tenham alternativas na manga para lidar com os desafios da pecuária hoje. É por isso que a 112ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio contará com o evento “De onde virão os terneiros?”, em São Francisco de Assis (RS). Dia de campo e seminário são promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) em 30 e 31 de março, respectivamente.

No dia de campo, serão visitadas três propriedades da região: Cabanha Melodia, Fazenda Monte Alegre e Fazendo Irapuá. “Elas têm suas próprias estratégias e manejos específicos, mas seguem o mesmo objetivo de produzir mais e melhores terneiros, garantindo índices reprodutivos em torno de 80% de taxa de desmame, que é o ideal”, explica o técnico do Senar-RS Pedro Rodrigues.

O seminário terá dois paineis e mesas redondas para debate. Serão discutidos temas como: rodeios de cria e adaptação ao meio, planejamento forrageiro para sistemas de cria, suplementação em pastagens para maior produtividade, forrageiras conservadas como solução para a falta de água e manejo do solo a partir da integração lavoura-pecuária (ILP).

Rodrigues destaca a abordagem específica para a região em relação à degradação no campo. “Fizemos uma visita ao município e percebemos a degradação dos solos por manejo inadequado, bem como arenização.” A palestra visa ajudar os trabalhadores a preparar o solo, investir em fertilidade e em manejo mais racional para alcançar uma integração ILP sustentável e equilibrada. “Vamos abordar boas práticas para a solução desses problemas”, diz o técnico.

Ele também reforça a importância da conversa sobre forrageiras conservadas: “A ausência de chuva evidencia a necessidade de os produtores investiverem em planejamento estratégico com estoque de comida, como: feno, silagem e outras alternativas, evitando maiores sustos em momentos de crise”.

O evento também tem realização da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e apoio do Rural Jovem, Sindicato Rural de São Francisco de Assis e Casa Rural. As entidades oferecem almoço gratuito aos participantes no local.

Serviço: “De onde virão os terneiros?”
Quando: 30 de março, às 8h (Dia de Campo); e 31 de março, às 8h (Seminário)
Onde: O encontro no dia de campo será em propriedades no interior do município de São Francisco de Assis
Onde: O seminário ocorre no Parque de Exposições de São Francisco de Assis
Quanto: entrada franca
Inscrições até 29 de março: http://www.senar-rs.com.br/inscricao/