Após cirurgia, ministro Barroso deixa UTI e segue internado em quarto

Magistrado do STF teve de ser internado, em fim de fevereiro, para intervenção de fechamento de hérnia intestinal

Foto: Luís Macedo/Câmara dos Deputados

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), deixou na tarde desta quinta-feira a UTI em que permanecia internado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde se recupera de uma cirurgia de emergência no intestino. Ele seguiu para um quarto, onde segue sem previsão de alta.

Barroso teve de ser internado em fim de fevereiro para uma intervenção de fechamento de uma hérnia incisional, uma espécie de recuperação na cicatrização de uma cirurgia anterior. Barroso chegou a participar por vídeo da sessão do STF de 1º de março. Posteriormente, teve dois episódios de obstrução intestinal que exigiram novas intervenções. Segundo o STF, a recuperação do ministro “está dentro do esperado”.

Em janeiro deste ano, Tereza Barroso, esposa do ministro, faleceu após complicações decorrentes de um câncer na cabeça do fêmur. Ela deixou os filhos Luna Van Brussel Barroso e Bernardo Van Brussel Barroso. No começo do mês, o ministro Nunes Marques, colega de Barroso no STF, também precisou ficar internado após uma cirurgia intestinal. O procedimento serviu como revisão de uma cirurgia bariátrica realizada em 2012.