Muitas pessoas já foram importunadas por operadoras para venda de serviços ou cobranças. Mas quando a situação se inverte e o consumidor precisa solucionar alguma demanda, nem sempre conta com a mesma agilidade por parte da operadora. Para oferecer uma alternativa à resolução dessas demandas foi criada pela startup ENID – Excelência em Negócios, Inovação & Direito a plataforma Seja Ouvido.
O objetivo é buscar uma solução para problemas dos consumidores de telefonia móvel, fixa e Internet. O funcionamento é bastante simples: o consumidor preenche o formulário em sejaouvido.com.br/solicite com as informações sobre o problema com sua operadora. A partir daí, a plataforma enviará uma notificação extrajudicial com prazo de 72h de retorno, que será “disparada” várias vezes, de forma automática. Caso a empresa não responda ou não resolva o problema, o usuário recebe ao final um documento com todo o registro histórico da solicitação, para entrar com a ação diretamente na Justiça.
O primeiro uso da plataforma é gratuito ao consumidor. A partir da segunda solicitação, será cobrado R$ 19,90 por notificação e uma taxa para a elaboração do relatório de ingresso na Justiça. A ideia é dos advogados Fabio Rods, especialista em contratos e proteção de dados pessoais, e Nicholas Nether, pesquisador das relações do consumidor com aplicativos, que uniram-se ao programador Leonardo Chassot, para o desenvolvimento desse projeto.
A ENID pode ser caracterizada como uma startup jurídica, que desenvolve soluções tecnológicas para demandas dos consumidores em diferentes áreas, facilitando a resolução de problemas entre as partes envolvidas, um mercado em alta no Brasil e no mundo. Conforme o sócio Nicholas, os SACs das operadoras são desrespeitosos, demorados e inoperantes. “Com esse serviço, acreditamos que muitas demandas poderão ser resolvidas mais rapidamente, de forma administrativa”, relata.