A Guarda Municipal de Porto Alegre deteve um casal acusado de pichação, na pista de skate, no Trecho 3, da Orla do Guaíba. No final da madrugada desta segunda-feira, as câmeras de vídeomonitoramento flagraram a dupla, composta por um homem de 22 anos e uma adolescente. Nas imagens, eles aparecem usando pincéis atômicos para vandalizar a pista de skate.
Imediatamente, os guardas municipais com as viaturas foram mobilizados e efetuaram a abordagem. Os jovens foram conduzidos para a Polícia Civil e foram autuados por dano ao patrimônio público.
O adulto foi encaminhado à 2° Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) da Capital, enquanto a menor foi conduzida à Divisão Especial da Criança e do Adolescente (Deca) da Polícia Civil.
A rede de videomonitoramento da Orla é composta por 74 câmeras de segurança. “Este é mais um exemplo da importância do uso da tecnologia a favor da segurança pública. A integração entre as forças é muito importante, mas são os recursos de imagem que dão sustentação às ações”, ressalta o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.
Lei Antivandalismo
Nos cinco anos desde a sanção da Lei Complementar 832/2018, que deu autonomia para que a Guarda Municipal passasse a aplicar autos de infração nas ruas de Porto Alegre, foram feitas 1.660 ocorrências. Dessas, 334 correspondem a infrações por dano ao patrimônio público – com destaque para as pichações, que somam 52 casos.
O número de flagrantes do tipo está em alta desde 2019, quando foram autuados cinco indivíduos. Este número subiu para 10 em 2020, 18 em 2021 e oscilou para 15 em 2022. Até o momento, foram aplicados cinco autos por pichação neste ano.