Quase 8 em cada 10 negociações salariais teve ganho real em janeiro, diz Fipe

Resultado é 2,68 vezes maior que os 29% das negociações salariais que conquistaram ganho real acima da inflação em 2022

Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Os trabalhadores brasileiros conseguiram ganho real de 1,1 ponto percentual, em média, acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)  em 78% das negociações. É o que mostra o Boletim Salariômetro da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da Universidade de São Paulo (USP) referente ao mês de janeiro. O indicador aponta que esse percentual é 2,68 vezes maior que os 29% das negociações salariais que conquistaram ganho real acima da inflação em 2022.

Segundo a Fipe, esses movimentos ocorreram apenas três vezes nos últimos 12 meses: em outubro e dezembro de 2022, e agora em janeiro. E os ganhos salariais acima de inflação tendem a se manter em fevereiro. Uma prévia do Salariômetro deste mês mostra que de todas as negociações salariais fechadas, 85,7% tiveram reajustes acima da variação do INPC.

“A projeção do INPC para o primeiro semestre indica ampliação do espaço para a manutenção dos ganhos reais nos reajustes salariais”, diz o Boletim Salariônetro os técnicos da Fipe.