Semana para ficar atento à política de preços para gasolina e etanol

Decisão do governo depende de uma nova reunião nesta segunda-feira com ministros da cúpula

Crédito: Freepik

Após o fim do Carnaval, com uma semana mais curta para o mercado financeiro, a semana que começa promete ser mais movimentada na economia brasileira. A divulgação do Relatório Focus, divulgado na manhã desta segunda-feira, 27,  deverá refletir o impacto dos resultados do IPCA-15 e dos indicadores da inflação nos Estados Unidos. Mas as atenções se voltam para a revisão, ou não, da desoneração dos impostos federais sobre o preço da gasolina e do etanol, cujo prazo termina dia 28 de fevereiro.

Há chance de reversão da tributação, mas a decisão do Palácio do Planalto depende de uma nova reunião nesta segunda-feira, 27, quando devem participar outros ministros da cúpula, como Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais). A ala política quer a protelação ou volta gradual, enquanto a área econômica defende a volta imediata. O temor é quanto ao impacto inflacionário da decisão.

Ainda na segunda sai o IGP-M de fevereiro, um indicador muito utilizado como correção nos contratos de aluguel, que deve ter pouca variação, algo em torno de 0,05%. Na terça-feira, 28, será divulgada a taxa de desemprego em dezembro na Pnad, que o mercado projeta chegar nos 8%, os resultados fiscais (governo central na segunda e setor público consolidado na terça) e de crédito referentes a janeiro.

BALANÇA COMERCIAL

A semana também reserva a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2022 e do ano, na quinta-feira (2). O mercado financeiro estima um tímido aumento de 0,1% na comparação com o terceiro trimestre e 3% no ano passado, fruto do desempenho do consumo das famílias e das exportações líquidas.

ma quarta-feira, 1, está programada a divulgação da balança comercial de fevereiro. Analistas do mercado financeiro estimam um superávit de US$ 2 bilhões, um pouco abaixo dos US$ 2,6 bilhões de janeiro, com desaceleração das exportações e alta das importações acima dos 5%.

A semana ainda terá ainda a divulgação de resultados de gigantes como a Petrobras, Ambev, Gerdau, BRF e Marfrig.