O inverno europeu foi aquecido com as negociações da indústria calçadista brasileira durante a edição 95 da Micam Milano, nos pavilhões da Rho FieraMilano, em Milão. A feira, que terminou na quarta-feira, 22, comercializou 356 mil pares, que geraram mais de US$ 9,2 milhões para as 64 marcas presentes na feira. Somando as expectativas em negócios que ficaram alinhavados na feira, o número salta para 1,3 milhão de pares e US$ 32,8 milhões.
A participação do Brasil foi promovida pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Ao todo, 41 empresas participantes realizaram mais de mil contatos durante os quatro dias. A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, destaca que a Micam Milano é um ponto de encontro internacional do setor calçadista.
“As empresas conseguem encontrar compradores do mundo inteiro, não somente da Europa, como de outros mercados como o da América do Sul, Oriente Médio e mercados que estavam ausentes do evento há certo tempo”, pontua Paola, ao frisar que para a Abicalçados e o Brazilian Footwear o evento também é um momento de relacionamento com os mais diferentes players do setor.