Leite lança campanha de vacinação bivalente contra Covid-19 no RS

Municípios começaram a receber o primeiro lote de 32,4 mil doses da vacina bivalente na última sexta-feira

Foto: Fernanda Bassôa

O governador Eduardo Leite lançou oficialmente a campanha de vacinação bivalente contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, em cerimônia realizada junto a 47 idosos residentes no Lar São José, em Canoas, na região Metropolitana. Na primeira fase, a imunização é dirigida exclusivamente ao público residente e aos trabalhadores das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Os municípios começaram a receber o primeiro lote de 32,4 mil doses da vacina bivalente na última sexta-feira. Canoas recebeu 1,2 mil doses e começa nesta quarta-feira a imunização.

Esse tipo de imunizante conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo as da variante Ômicron. Para receber a dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra Covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes.

Ignes Simonaio, de 87 anos, tomou a primeira dose em Canoas. Eduardo Leite anunciou que o Rio Grande do Sul antecipa em duas semanas a campanha da vacinação bivalente frente à nacional, que começa só em 27 de fevereiro.

“Todos devem procurar esta proteção, que é resultado do esforço de muita gente, da ciência, de pesquisadores que se dedicaram a desenvolver em tempo recorde a vacina para proteger a população. Valorizemos a ciência, o estudo e todo o processo. A vacina é segura, ela protege do vírus”, disse o governador

Leite ainda pediu união. Disse que a vacinação é individual, mas que a campanha é coletiva e que a proteção se dá na medida em que o contingente pessoas protegidas aumenta. “É a partir daí que a gente vence o vírus. Quanto maior a imunização, menos a gente permite que ele se espalhe. Ele perde a capacidade de resistência e de mutação. É coletivamente que venceremos o vírus”, completou.

A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, comentou que o momento é semelhante ao vivido em 2020, quando deu-se início as primeiras imunizações contra o coronavírus. “A emoção é a mesma. Nosso Estado foi exemplo para o Brasil, com a aplicação da primeira e segunda dose. Fomos os campeões de cobertura vacinal no país. A partir de agora foi dada a largada da vacina bivalente, que é um reforço daquilo que desenvolvemos durante dois anos, mas que ainda precisamos avançar. Essa nova campanha quer dizer Sim Para a Vida.”

O prefeito em exercício de Canoas, Nedy Marques, elogiou as estratégias traçadas pelo governo do Estado no enfrentamento à Covid-19, desde 2020, citando o mapa do distanciamento controlado e disse que, sem dúvidas, a vacina, agora, bivalente, vai continuar a salvar pessoas.