GHC faz contratação emergencial para enfrentar calamidade por chuvas no RS

Contratos serão temporários e buscam assegurar a implantação de 115 leitos

GHC faz contratação emergencial para enfrentar calamidade por chuvas no RS | Foto: Guilherme Almeida. Foto: Cláudio Fachel / Grupo Hospitalar Conceição / CP

A direção do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) anunciou que dará início nesta sexta-feira ao processo de contratação emergencial de profissionais de várias áreas para enfrentar a situação de calamidade pública decorrente das enchentes e assegurar a assistência à saúde da população do Rio Grande do Sul. Conforme o diretor-presidente do Grupo, Gilberto Barichello, a medida faz parte do Plano de Ação Emergencial elaborado pelo GHC para reforçar a atuação nas unidades hospitalares e de atenção primária do Grupo diante do desastre ambiental, social e econômico que vive o RS.

A contratação emergencial vai permitir, dentre outras medidas, a assistência aos 105 leitos clínicos e 10 leitos de UTI pediátrica, além de reforçar equipes de atenção primária para fazer frente ao aumento das enfermidades típicas de inverno e a incidência de doenças causadas pelas cheias. “Fomos autorizados pela ministra Nísia Trindade a fazer essa contratação emergencial para evitar o colapso dos serviços de Saúde, especialmente, em Porto Alegre e na Região Metropolitana”, esclarece.

Processo seletivo

O período de inscrição para o processo seletivo simplificado começa nesta sexta-feira (24) a partir das 17h e se estende até o dia 31 de maio, exclusivamente, pelo site www.ghc.com.br. As vagas destinam-se à contratação emergencial, conforme necessidade do GHC. A seleção será feita por ordem de inscrição, desde que o candidato atenda os requisitos do edital e as exigências para cada cargo. Os profissionais inscritos precisam residir em Porto Alegre ou na Região Metropolitana. Os contratos de trabalho serão por seis meses, podendo ser prorrogados uma vez por igual período.

A contratação emergencial abrange profissionais dos níveis fundamental, médio, técnico e superior, e a carga horária varia de 120 a 180 horas, conforme o cargo. Existem vagas disponíveis para médicos de várias especialidades, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, odontólogos, nutricionistas, assistentes sociais, administradores e auxiliares, entre outros. Os salários variam de R$ 2.057,40 a R$ 19.385, 10, de acordo com o cargo e a carga horária.

Os profissionais contratados a partir desta contratação emergencial poderão atuar nos 4 hospitais do GHC – Hospital Conceição, Hospital da Criança, Fêmina, Cristo Redentor -, na UPA Moacyr Scliar, nas 12 UBSs, nos CAPS, na Escola GHC e na Força Nacional do SUS. A homologação final do edital de contratação emergencial será publicada no dia 02 de Junho.