EPTC vai recolher, a partir da semana que vem, ônibus que circularem com ar condicionado desligado

Prefeitura começa a notificar empresas nesta quarta

Foto: Alex Rocha/PMPA

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai começar, nesta quarta-feira, a notificar empresas que circularem com ônibus equipados com ar-condicionado, mas que estiverem com o aparelho desligado. Dos 966 coletivos da cidade, 648 dispõem do serviço.

Em nota, o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, esclarece que, dentre esses 648, há 76 carros “na fase final de manutenção”. Esse grupo não deve ser notificado até o fim da semana. Já os demais, caso circulem com o ar desligado, deverão ser recolhidos a partir da semana que vem.

Castro Júnior lembra, ainda, que até abril, o número de veículos com o serviço tende a aumentar, com o ingresso de mais 60 ônibus novos na frota.

O titular da pasta explica, ainda, que em uma situação pontual, envolvendo a Carris, 20 veículos serão mantidos circulando, mesmo com o ar desligado. De acordo com o secretário, esses carros são articulados e, em função do tempo de uso, há dificuldade para a aquisição de peças para o conserto. A Secretaria entende, contudo, que tirar esses coletivos de circulação prejudica o usuário ainda mais. Com isso, esses ônibus deixaram de ser contabilizados como parte da frota equipada com ar, e não correm risco de notificação.

De acordo com a lei em vigor, veículos que possuem refrigeração devem circular com o equipamento ligado a partir de 24ºC. Em caso de não cumprimento da determinação, os usuários podem registrar reclamação via 118 ou 156.

O custo mensal do município para manter o ar-condicionado operando nos veículos chega a R$ 826 mil.