Para reforçar e intensificar os trabalhos de limpeza, a Prefeitura de Canoas contratou novas equipes e agora as famílias passam a contar com operários e máquinas atuando durante 24 horas no bairro Mathias Velho. São 20 retroescavadeiras e 40 caminhões atuando no horário estendido. Ao todo, já estão operando na cidade 96 retroescavadeiras, 244 caminhões e 35 caminhões garra. A Operação Limpeza, que segue recolhendo entulho e lixo da enchente de maio, foi desenvolvida em mais de 100 quilômetros de vias do município. A expectativa é de que os serviços sejam concluídos em até 45 dias.
A Administração orienta moradores que tiverem móveis, eletrodomésticos e outros itens danificados pelas águas, que devem colocar em frente às suas casas para que os caminhões façam a retirada. Já as pessoas que residem em ruas e avenidas nas quais os caminhões já efetuaram o recolhimento, podem se dirigir a um dos quatro locais de transbordo do Município: Avenida Guilherme Schell, embaixo do Viaduto da BR-386, Parque Eduardo Gomes, Pátio da empresa Bianchini (Rua Antônio João Bianchini, 1800) e na Rua Irineu Carvalho de Braga, 2400.
Os locais de transbordo são onde os resíduos (móveis quebrados, colchões e todo tipo de material que a água estragou e deixou inutilizado) são depositados antes de serem levados para o aterro sanitário na cidade de Gravataí. De acordo com a Prefeitura, retirada dos entulhos nos locais de transbordo tem sido periódica.