RS vai ter máximas de quase 40ºC e chuva isolada de verão nesta terça

Uruguaiana registra calor mais intenso durante a semana, Porto Alegre pode ter máxima de 35ºC

Foto: Alina Souza/CP

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul, nesta terça-feira. Na madrugada, há chance de chuva muito isolada em razão de nuvens remanescentes do aquecimento desta segunda-feira. Entre a tarde e a noite, o calor volta a gerar nuvens carregadas e isoladas que podem trazer chuva de verão em regiões como a dos Aparados da Serra.

A terça vai ser muito quente. As máximas devem se registrar no Oeste, com marcas entre 37ºC e 39ºC. Na Grande Porto Alegre e nos vales, os termômetros devem bater os 35ºC.

As mínimas ficarão em 19ºC, em Bagé, e 16ºC, em São José dos Ausentes. As máximas podem chegar a 36ºC, em Santa Cruz do Sul, e a 38ºC, em Uruguaiana. Em Porto Alegre, as marcas vão oscilar entre 22ºC e 35ºC e, no litoral Norte, entre 21ºC e 31ºC.

Segunda teve calor e chuvas de verão 

O Rio Grande do Sul teve uma segunda-feira de calor em todas as regiões, contudo sem as máximas extremas do fim de semana. Na rede oficial, a máxima mais alta, de 36,8ºC, se registrou em Uruguaiana. Porto Alegre anotou máxima de 33,8ºC.

O calor da tarde gerou nuvens carregadas isoladas na metade Norte gaúcha que resultaram em pancadas de chuva localizada típicas de verão, mas em poucos pontos do Rio Grande do Sul. A estação meteorológica de Canela, por exemplo, registrou 23 mm entre 16h e 17h.

Oeste com calor extremo

Nenhuma região gaúcha deve ter um cenário tão ruim, nos próximos dez dias, como o Oeste. Enquanto muitas áreas do estado devem ter pancadas e calor intenso que não chega a ser extremo, a região de Uruguaiana enfrenta condição de precipitação muito escassa e, pior, com calor extremo.