Regiões do RS seguem em alerta para chuvarada e elevação de rios

Defesa Civil Estadual emitiu alerta para níveis elevados e risco de inundação em rios de Alegrete e Quaraí, na Fronteira Oeste

Foto: Flaviane Antolini/Portal Alegrete Tudo/Divulgação/CP

Depois de um sábado com muita chuva nas regiões Central e Fronteira Oeste, quase todo o Rio Grande do Sul entra em alerta para risco de grandes precipitações de chuva e elevação de rios em alguns pontos. Conforme um aviso de tempestade divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apenas parte da região Sul não está com alerta para chuva de até 100 mm, ventos de até 100 km/h e queda de granizo no RS.

Além disso, a Defesa Civil alertou para os níveis elevados dos rios Ibirapuitã, em Alegrete, e Quaraí, em Quaraí, com risco de inundação para comunidades ribeirinhas. As regiões Oeste, Noroeste e Missões também podem registrar chuva e vento pontualmente fortes com descargas elétricas neste domingo.

Já Porto Alegre registrou uma noite de sábado e uma madrugada de domingo com bastante umidade e sensação de abafamento. Alguns pontos ainda tiveram neblina. Dados das 22h de ontem do Aeroporto Salgado Filho indicavam visibilidade horizontal reduzida a 4 mil metros por neblina com temperatura de 25°C. Por outro lado, as chuvas registradas no interior ainda não refletiram no aumento do nível do Guaíba, que estava em 0,75 metro por volta das 7h deste domingo.

Sábado com alta precipitação na Fronteira Oeste

A forte chuva que atingiu a região Oeste do RS neste sábado refletiu em transtornos, como alagamentos e interrupção do trânsito em algumas cidades. Conforme a MetSul Meteorologia, os acumulados variam entre 100 mm e 230 mm em vários pontos do estado. Uruguaiana registrou alagamentos em vários bairros e declarou emergência.

Passo de Los Libres, na cidade argentina que faz fronteira com Uruguaiana, registrou danos em um trecho restaurado recentemente da Ponte Internacional. A MetSul também alerta para risco forte de enchentes na região. Ainda segundo o instituto especializado, os volumes observados neste período foram de 226 mm em Uruguaiana, 151 mm em Quaraí, 148 mm em Alegrete, 111 mm em Tupanciretã, 102 mm em São Vicente do Sul, 97 mm em Santiago e 93 mm em Livramento.

Em Alegrete, a prefeitura realizou um levantamento dos estragos causados pela chuva. Grande parte dos problemas foi registrado nas estradas rurais, como na localidade do Jacaraí, que está com o trânsito interrompido. No local, a prefeitura reforça que existe um desvio para todos os tipos de veículos. Ainda há danos nas estradas da Lagoa do Parové, Três Nascentes, Lajeado Grande, Casa Preta e Cascata.

O risco de inundações no rio Ibirapuitã fez com que ao menos três famílias de dois bairros ribeirinhos já tenham deixado suas casas em Alegrete, de acordo com a Defesa Civil Municipal. O nível do rio está em 9,85 metros, acima da cota de inundação que é de 9,70 metros.