“População está em choque”, relata prefeito de Harmonia sobre temporal que devastou município no fim de semana

Prefeitura vai decretar situação de emergência nesta segunda-feira

Foto: Prefeitura de Harmonia/Divulgação

O prefeito de Harmomia, Ernani Forneck (PTB), relatou nesta segunda-feira que a população está em “choque” em função da destruição provocada pelo temporal que devastou o município do Vale do Caí no último sábado. Conforme o chefe do Executivo, o fenômeno pegou todos de surpresa na cidade.

“Inacreditável (o que aconteceu). E eu sou uma dessas pessoas, pois estava em casa acompanhando e foi muito rápido. Não dá para acreditar na força do vento e a capacidade de estrago que ele tem em minutos. Então, o pessoal está em choque, muito triste com tudo que aconteceu pela rapidez, até por que parecia que seria uma chuva normal que iria acontecer”, detalhou.

Conforme a MetSul, o município de 4,6 mil habitantes pode ter sido atingido por uma micro-explosão. O fenômeno resultou em rajadas de vento superiores a 100 km/h. Por conta disso, um levantamento do Corpo de Bombeiros aponta que a tempestade afetou cerca de 80 residências.

“Temos casas comprometidas que não terão como ser recuperadas, pois danificou as estruturas. Fora isso, temos galpões, principalmente o de aves, que caiu todo. A destruição é enorme aqui”, explicou.

Ainda segundo o chefe do Executivo municipal, boa parte da cidade segue sem energia elétrica. Devido ao cenário, a RGE enviou hoje dez equipes extras ao municípios para tentar restabelecer o serviço.

Por conta do temporal, a prefeitura irá decretar situação de emergência junto ao governo estadual nesta segunda.