O Procon RS atualizou a ferramenta de atendimento eletrônico a fim de agilizar o processamento das demandas recebidas pelo site do órgão (www.procon.rs.gov.br). As alterações foram lançadas, na tarde desta quarta-feira, em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).
Com a atualização, o site passa a ter um mecanismo que avisa, de forma antecipada, se a região onde vive o consumidor conta com um Procon Municipal. A ferramenta também comunica se a demanda está incompleta por falta de documentos e informações.
No registro de uma reclamação, o consumidor deve fornecer um comprovante de identidade com foto (RG, CPF e CNH, por exemplo), um comprovante de residência e documentos que evidenciem a relação de consumo, como nota fiscal, extratos, contratos e capturas de tela.
Conforme o diretor do Procon RS, Rainer Grigolo, o atendimento eletrônico precisou ser aprimorado a fim de prestar um serviço público mais qualificado. “É preciso destacar que muitos consumidores pedem atendimentos e se esquecem de anexar os documentos necessários, ou desconhecem o canal mais adequado para a demanda”, descreve.
A atualização integra o programa Procon RS Digital, um projeto de modernização da entidade, vinculada à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), que teve início em 2022. A plataforma de intermediação visa facilitar acordos e soluções em demandas de consumo entre consumidores e fornecedores que aderem à plataforma.
Acesse o site do Procon RS: https://proconrs.modria.com/
Confira a ferramenta atualizada de atendimento eletrônico: https://procon.rs.gov.br/atendimento-ao-consumidor