O DetranRS confirmou, nesta quinta-feira, que cerca de 70 mil motoristas receberam, sem necessidade, um e-mail com orientações de retirada para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul. O equívoco causou confusão entre os condutores, que já tinham um documento em mãos e dentro da validade.
Segundo o órgão, a notificação costuma ser enviada às pessoas recém habilitadas, ou que renovaram a licença para dirigir, mediante autorização prévia. O erro teve origem em um problema na conferência dos malotes usados para o transporte dos documentos, que é de responsabilidade de cada Centro de Formação de Condutores (CFC).
O DetranRS identificou que algumas unidades não faziam imediatamente esse registro no sistema, e entregavam as CNHs a condutores que procuravam o documento. Ou seja: a pessoa recebia normalmente o documento de habilitação mas, no sistema, a pendência persistia.
Ainda segundo o órgão, para corrigir essa situação, o sistema teve de ser reprogramado para fazer a conferência de forma compulsória, encerrando todos os 9.387 malotes com pendência. Com isso, os 70 mil condutores que tinham CNHs vinculadas a esses malotes antigos acabaram recebendo o e-mail no último fim de semana.
Nesses casos, não há nenhum problema para o condutor, bastando que desconsiderem a mensagem. O DetranRS enviou nova orientação aos CFCs, reforçando a necessidade da conferência dos malotes e efetivo registro em sistema no mesmo dia do recebimento, para que os cidadãos possam receber a notificação tão logo o documento esteja liberado.