Mercado tem reação moderada no primeiro dia depois das invasões de Brasília

Ibovespa fechou com leve alta de 0,15% e dólar comercial fechou com leve alta de 0,41%

Crédito: Freepik

Os ataques antidemocráticos de domingo, com depredação com prejuízos incalculáveis aos prédios do Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional e Palácio do Planalto, parecem não ter atingido os efeitos danosos a economia. Pelo menos no primeiro dia após os fatos, e com muita avaliação política ainda a ser feita.

Mas, ficou um alerta sobre novos levantes e uma crise institucional, o que poderá ter consequências ao risco Brasil. Havia uma expectativa que os efeitos fossem negativos no mercado financeiro. No entanto, o Ibovespa fechou com leve alta de 0,15%, aos 109.129 pontos, e quem saiu ganhando foram as blue chips, como a Vale, que avançou 0,11%, depois de começar o dia em baixa, e Petrobras (PETR3;PETR4), respectivamente, com mais 0,67% e 0,55%. O dólar comercial, por sua vez, fechou com leve alta de 0,41%, a R$ 5,257 na compra e R$ 5,258 na venda.

Os juros futuros encerraram o pregão desta segunda-feira em queda, após o mercado absorver os efeitos do vandalismo na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Com a avaliação de que a crise institucional não deve ganhar proporções ainda maiores, as taxas acabaram encerrando o pregão de hoje em queda.