Grêmio oficializa contratação do centroavante uruguaio Luis Suárez

Maior goleador da história da seleção do Uruguai assinou com o Tricolor por dois anos

Foto: Mauro Schaefer/CP

O Grêmio enfim contratou um atacante de renome mundial e da seleção do Uruguai. Depois de se frustrar com Cavani, o Tricolor anunciou, neste sábado, a contratação do centroavante Luis Suárez. Aos 35 anos, o camisa 9 deve ser um dos maiores salários do elenco na temporada de retorno à Série A.

Depois de recusar a primeira investida ainda em novembro, antes da Copa do Mundo, Suárez retomou as conversas com a direção gremista na última semana. Em encontro virtual na quinta-feira passada, o jogador recebeu detalhes da oferta e do projeto que vai precisar por em prática na Arena. A partir dali, as partes foram se aproximando, ainda que com cautela e nuances, até o desfecho positivo. A direção gremista e o centroavante ainda se encontraram em três momentos virtualmente para alinhar as bases do contrato.

Na madrugada do sábado, dia 24, o Pistolero deu a sinalização verbal de tinha Porto Alegre como destino. Porém, o acerto definitivo aconteceu somente na última sexta-feira. Depois de uma semana de entraves em cláusulas do vínculo, uma comitiva gremista viajou ao Uruguai para conversar pessoalmente com Suárez. Ali, as arestas foram aparadas e os exames médicos realizados.

O Tricolor vai contar com auxílio de parceiros comerciais para bancar os vencimentos do atleta. A expectativa é que ele chegue em Porto Alegre entre 2 e 3 de janeiro e seja apresentado dentro da Arena.

Suárez ficou livre no fim de ano. A última equipe dele havia sido o Nacional, clube que o revelou e onde atuou ao lado de Felipe Carballo em 2022. Antes, o artilheiro jogou no Atlético de Madrid. No Barcelona, ao lado de Messi e Neymar, formou o trio MSN, campeão de diversos títulos como o Mundial de Clubes e a Liga dos Campeões.

O Grêmio se torna a sétima equipe de Suárez, que deixou o Nacional para o futebol da Holanda, onde passou por Groningen e Ajax, antes de ser vendido ao Liverpool. No time inglês, jogou com Lucas Leiva até 2014, quando passou a atuar pelo Barcelona.