IBGE estima que Porto Alegre pode ter redução da população ou diminuição do crescimento

Capital continua sendo a cidade mais populosa do RS, com 1.404.269 moradores

Foto: Ricardo Giusti/Correio do Povo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que Porto Alegre pode ter uma redução no número de habitantes no Censo 2022. Mesmo que o resultado ainda seja preliminar, visto que o processo de coleta só vai ser concluído em fevereiro de 2023, a capital gaúcha demonstra possibilidade de cerca de cinco mil moradores a menos do que em 2010.

“É prematuro ainda afirmar, porque Porto Alegre é o município do Rio Grande do Sul onde nós temos mais por fazer em janeiro e fevereiro, mas considerando a prévia divulgada hoje há uma pequena redução da população”, explicou o coordenador operacional do Censo, Luís Eduardo Puchalski, nesta quarta-feira, durante a apresentação dos dados, atendendo obrigação legal do órgão junto ao Tribunal de Contas da União.

Segundo Puchalski, mesmo que a redução não se confirme ao final da coleta, a taxa de crescimento vem caindo ao longo do tempo. Estimativas já sugeriam, a partir de 2030, no Rio Grande do Sul, o início de um processo de perda de população, semelhante ao que já acontece em países da Europa em função das baixas taxas de natalidade.

“Só que ao que parece, pelos resultados que temos até agora – e só depois de terminado o Censo a gente vai poder afirmar -, é que o ritmo de perda de velocidade de crescimento aumentou além da expectativa nestes últimos 12 anos. Talvez a população do Estado já comece a cair antes da década de 30. É difícil saber agora, mas há indícios disso”, disse Puchalski.

Considerando as prévias, os municípios das regiões da Serra e Metropolitana apresentaram crescimento maior em termos de população, na comparação com 2010. Já na região Sul do Estado, os maiores municípios – exceto Santana do Livramento – tiveram, até o momento, tendência de redução de população.

Os resultados oficiais serão divulgados a partir do mês de março de 2023. A prévia para o Rio Grande do Sul aponta para uma população pouco mais de 11 milhões de habitantes. Das cidades gaúchas, pelo menos 19 já superaram 100 mil habitantes.

A capital continua sendo a cidade mais populosa, com 1.404.269 cadastrados, segundo o balanço parcial. Caxias do Sul é a segunda colocada, com 503.068 habitantes. Canoas e Pelotas vem na sequência, com 339.133 e 324.026, respectivamente. Santa Maria fecha a lista dos cinco municípios mais populosos do Estado, com 296.081 habitantes.