Pai e filho são presos por tráfico em Porto Alegre; mãe conseguiu fugir da Polícia Civil

Outros dois criminosos são alvo de operação da Polícia Civil na Capital

Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil deflagrou, nesta sexta-feira (9), uma operação policial contra cinco pessoas, dentre as quais três são membros da mesma família, suspeitos de atuarem no tráfico de drogas no bairro Jardim São Pedro, na zona Norte de Porto Alegre. Até o momento, três foram presos – incluindo pai e filho. A mãe conseguiu escapar dos agentes.

A investigação começou em maio de 2022, com a prisão de um ex-detento que traficava em frente a uma escola de Ensino Infantil, e concluiu que os indivíduos têm extensa ficha criminal. Ao longo dos anos, eles se especializaram na venda de maconha no formato conhecido como “camarão”, plantado no Uruguai, considerado mais potente.

“Estima-se que a comercialização de entorpecentes seja diária, de modo que os indivíduos ostentam maços de dinheiro, armas de fogo e quantidades de droga para venda, divulgando pelo aplicativo WhatsApp aos seus contatos. Também são ostentadas viagens e festas, bancadas com lucros da traficância”, afirma o delegado Guilherme Dill.

Áudios interceptados pela Polícia Civil revelaram que os criminosos temiam a presença das forças de segurança na região. Em um deles, o traficante pede que o cliente seja claro quanto a drogas quer comprar. “Eu não fico com nada em casa. Avisa o que tu vai querer que eu consigo pegar e esconder aqui na ‘baia’. É a lei, né”, diz.

Além dos mandados cumpridos na casa da família que coordenava o esquema, no bairro Jardim São Pedro, a operação teve desdobramentos nos bairros Aberta dos Morros e Belém Novo, na zona Sul da Capital. Casos semelhantes podem ser denunciados, de forma anônima, por meio do disque-denúncia 08000-518-518.