Sindiágua realiza ato em defesa do saneamento público em Porto Alegre

Movimento sindical é contra a venda da Corsan

Manifestação acontece em frente à sede da Corsan, na rua Caldas Júnior. Foto: Rádio Guaíba

O movimento “RS pela Água” realiza, na manhã desta quinta-feira, um ato em defesa do saneamento público. O protesto teve início no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, passou em frente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e será encerrado em frente à sede da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), na rua Caldas Júnior, no Centro Histórico da Capital.

O Sindiágua/RS, que organiza o ato, informou que centenas de pessoas participam da manifestação de diferentes cidades gaúchas. O movimento conta com a presença de trabalhadoras do saneamento, entidades representativas e movimentos sociais.

“Lotamos as ruas de Porto Alegre com este grande ato em defesa da Corsan e Dmae. Queremos nossas instituições públicas”, destaca o presidente do Sindiágua, Arilson Wünsch. O dirigente ressalta que a luta contra a venda das empresas públicas tem tomado grandes proporções por prejudicar os usuários.

O Governo do Estado anunciou em 29 de novembro o leilão da Corsan para o dia 20 de dezembro. As entidades questionam a pressa do governo em privatizar e alertam o TCE e a sociedade gaúcha sobre os riscos à população em caso de venda da Companhia. Recentemente o prefeito da Capital, Sebastião Melo informou a criação de um grupo de trabalho para estudar a possível privatização do Dmae.