Canela emite alerta para que moradores de encostas evacuem as áreas pelo risco de deslizamentos

Corpo de Bombeiros já identificou rachaduras em terrenos nas localidades de São João, Canastra, São Paulo, Rancho Grande e Morro Calçado, locais em que o relevo é mais acidentado

Uma das localidades que a Defesa Civil monitora é Santa Marta | Foto: André Fernandes / Prefeitura de Canela / CP

A Prefeitura de Canela alerta que aqueles moradores que residem em áreas de encosta devem evacuar imediatamente dos imóveis devido à possibilidade de deslizamentos mediante o retorno das chuvas intensas previstas para a região da serra gaúcha. Tal orientação é reforçada pelo comandante do Corpo de Bombeiros da cidade, tenente Miguel Oliveira de Souza.

Segundo o comandante, uma vez que o solo já está encharcado e permanece a precisão de chuvas para os próximos dias, recomenda-se que os moradores comuniquem qualquer alteração referente a rachaduras no terreno principalmente na zona rural onde o relevo é mais acidentado. “Nas localidades como São João, Canastra, São Paulo, Rancho Grande e Morro Calçado já temos identificado rachaduras no terreno principalmente nas encostas. Qualquer observação relativa a este tipo de rachadura, o local deve ser imediatamente desocupado de forma preventiva a fim de garantir a segurança e a preservação de vidas.”

Tenente Miguel explica ainda que tais rachaduras é evidência direta de movimentação do solo e há risco de aumentar episódios de desmoronamento, principalmente em períodos de de chuva. “O objetivo aqui não é alarmar, mas sim orientar sobre sinais de risco que as pessoas devem estar atentas.” São considerados como movimento de massa deslizamentos, escorregamentos e queda de barreiras, rupturas de taludes, movimentos de solos e rochas devido à gravidade, frequentemente agravados pela presença de água. Moradores devem estar atentos aos sinais de alerta para deslizamentos, como fendas no solo, depressões, rachaduras nas paredes, inclinação de árvores ou postes.

A prefeitura de Canela contabiliza 265 pessoas desalojadas e outras 208 desabrigados. Há ao menos 10 abrigos mantidos pela Prefeitura. A Secretaria de Trânsito, Transporte e Fiscalização faz um alerta importante para quem precisa trafegar pelo interior, pois com o retorno das chuvas podem ocorrer queda de barreiras, transbordamento de córregos e bloqueio de vias.

Bloqueio total:

Rota Panorâmica – da Cachaçaria do Seu Manoel até divisa com Três Coroas

Estrada do Chapadão – acesso pela rua Érico Veríssimo

Rota Panorâmica – Acesso à Usina da Canastra até a divisa com Três Coroas.

Estrada do Chapadão – após família Benetti

Rua Princesa Isabel- Jardim dos Pinheiros II

Bloqueio parcial:

Morro Alegre

Rua Alzemiro Boeira do Reis

Estrada Caracol RS 466 – devido a queda de barreira próximo a localidade do “Pulador”

Estrada dos Bugres

Amoreira

Rota Panorâmica – Rodovia Arnaldo Oppitz

Rua Santa Rosa – Chacrão