Músicos da Ospa realizam experiência sonora inédita em recital neste domingo

Integrantes prometem performance na qual diferentes músicas são tocadas simultaneamente

Projeto experimental Circophonium é apresentado no recital - Foto: Vitoria Proença / Divulgação / CP

A música de Beethoven, Ravel, Tchaikovsky e Mussorgsky será apresentada de um jeito diferente neste domingo. Dentro da Série Música de Câmara, estreia o projeto experimental Circophonium, no qual grandes clássicos da música são “picotados e reciclados”. A apresentação é gratuita e ocorre neste domingo, dia 4 de dezembro, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), fundação vinculada à Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul. 

O projeto Circophonium foi criado pelo compositor, percussionista e professor da Escola da Ospa, Diego Faskner Silveira, com a intenção de “reciclar a música de concerto, picotando clássicos da literatura musical em pequenos pedaços, que juntos geram seu suco experimental”. Em busca de novas perspectivas sonoras, o artista formou um grupo de pesquisa junto de Áudrea Martins (sampler), José Milton Vieira (trombone), Paulo Bergmann (piano) e Sabryna Pinheiro Faria (trombone). O próprio Diego toca os chamados “infrainstrumentos” – ou seja, instrumentos confeccionados com sobras de objetos, como uma chaleira, e lixo seco. 

Os cinco integrantes prometem uma performance na qual diferentes músicas são tocadas simultaneamente, como um “mash-up” de clássicos universais e composições do próprio Diego Silveira. A linguagem da música eletrônica será combinada à percussão criativa do criador do projeto e a instrumentos tradicionais da orquestra, como trombone e piano. “Estou trazendo a cultura do sampler, que é geralmente algo que geralmente não dialoga muito com a música de concerto”, explica o percussionista. 

Série Música de Câmara

A série “Música de Câmara” foi criada em 2016 para consolidar a presença de grupos de câmara na programação da Ospa. As apresentações privilegiam repertórios diversos compostos para formações pequenas e também música contemporânea. Com entrada franca, os recitais ocorrem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da Ospa.

Serviço:

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa)

 Recital da Série Música de Câmara – Circophonium

Quando: domingo, 4 de dezembro de 2022, às 18h.

Onde: Sala de Recitais da Casa da Ospa (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).

Entrada franca

Estacionamento: gratuito, no local.