Prévia FICCC tem quatro concorrentes por vaga e 50% deles são inéditos

Crédito Felipe Ulbrich Divulgação

O mês de dezembro inicia com uma importante seletiva para a raça Crioula. Nos dias 2 e 3 de dezembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), os jurados vão escolher 22 representantes brasileiros para a Morfologia FICCC 2023, que ocorre na Argentina, no próximo ano. Além destes, participarão da exposição oito animais vencedores dos grandes campeonatos da Expointer 2022.

A prévia tem 89 inscritos. Destes, 35% são machos e 65% são fêmeas. A metade deles é composta por animais inéditos, ou seja, não passaram por seletivas Passaporte ou foram premiados na Expointer. O percentual é ainda maior entre as fêmeas, chegando a 60% de éguas inéditas.

A vice-presidente Técnica da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Patricia Wolf, destaca que a prévia FICCC sempre foi um evento muito importante para a raça, que acontece a cada três anos. “Reúne o melhor do que existe nas categorias jovens e grande parte do melhor entre os animais já ranqueados que não foram habilitados ainda”, destaca. “É uma seletiva que gera grande expectativa entre os crioulistas por concentrar um número de animais bons e ranqueados, que participaram de competições importantes e animais jovens com potencial morfológico bastante expressivo. É uma seleção muito apertada e que este ano tem quatro animais concorrendo em cada vaga”, avalia Patrícia.

A formação do time brasileiro para a ExpoFICCC 2023 ficará a cargo do trio de técnicos avaliadores da ABCCC formado por Alexandre Pons Suñe, Carlos Marques Gonçalves Neto e Rodrigo Albuquerque Py.

Confira a programação

02 de dezembro de 2022 (Sexta-feira)
8h – Concentração de Machos para inscritos na Prévia FICCC
10h às 12h – Admissão
13h30 – Início da avaliação – Categoria Machos

03 de dezembro de 2022 (Sábado)
8h – Continuação da avaliação morfológica – Categoria Fêmeas
14h – Divulgação dos animais selecionados