Porto Alegre inaugura casa de passagem para mulheres vítimas de violência com atendimento 24h

Casa Betânia está apta a iniciar o acolhimento de mulheres vitimas de violência a partir desta segunda-feira

Foto: Pedro Piegas / PMPA

Começou a operar nesta segunda-feira, em Porto Alegre, uma casa de acolhimento para mulheres disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Com vistoria técnica realizada pelo prefeito Sebastião Melo e por representantes da rede de proteção à mulher, nessa manhã, a Casa Betânia está apta a iniciar o acolhimento de mulheres vitimas de violência.

A Coordenadoria da Mulher da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) vai ser a responsável pelo espaço, com a gestão a cargo da Organização Social Civil Centro Social Gianelli. Além de serem acolhidas, as mulheres serão orientadas para exercitar a autonomia e recuperar a autoestima.

A coordenadora dos Direitos das Mulheres da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Fernanda Mendes Ribeiro, reiterou a necessidade das mulheres saberem que podem contar com um atendimento diferenciado. “As mulheres de Porto Alegre não estão sozinhas, há toda uma rede que dá apoio em diversos casos, além de um acolhimento de verdade, feito a partir do entendimento da real necessidade de cada mulher”, destacou Fernanda.

A violência contra a mulher é qualquer ação ou omissão baseada no gênero, que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual, patrimonial ou psicológico, tanto na esfera pública como privada. O Rio Grande do Sul registrou 41.621 casos de violência contra a mulher desde janeiro de 2022. Destes, 6.534 foram em Porto Alegre. As mulheres da capital registraram 2.493 ameaças e 1.827 casos de lesão corporal. Houve sete casos de feminicídio consumado.

Canais para denúncia
Cram – Centro de Referência de Atendimento à Mulher- 3289.5110
Delegacia da mulher de Porto Alegre: (51) 3288-2673 ou (51) 3288-2173
Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher
Defensoria pública (Núcleo Especializado de Atendimento às Mulheres Vitimas de Violência Doméstica e Familiar): (51) 3225-0777
190 – Brigada Militar