Maioria de bares e restaurantes gaúchos ainda não reajustou preços, diz Abrasel-RS

Levantamento indica ainda que 51% não irão promover nada relacionado à Copa.

Maioria dos bares e restaurantes não se recuperou da pandemia | Foto: Guilherme Almeida / CP Memória

Um total de 63% dos bares e restaurantes gaúchos ainda não conseguiu reajustar os seus preços com base na inflação acumulada dos últimos 12 meses. O resultado consta na pesquisa “Situação Econômica da Alimentação Fora do Lar” feita pela Abrasel-RS entre os dias 26 de outubro e 05 de novembro no Rio Grande do Sul. Conforme o levantamento, deste total 37% fizeram reajustes abaixo da média nos últimos 12 meses, enquanto 26% não aumentaram o cardápio.

Pelo levantamento, outros 28% só fizeram reajustes para acompanhar a variação dos custos e 9% acima da média da inflação acumulada do período. A Abrasel-RS aponta que 47% dos bares e restaurantes gaúchos trabalham com lucro, enquanto outros 19% fecharam com prejuízo e 31% estão no equilíbrio entre receitas e despesas.

COPA DO MUNDO

Com o início dos jogos da Copa do Mundo FiFA, a pesquisa da Abrasel indica que 31% bares e restaurantes gaúchos vão exibir todos os jogos e não apenas aqueles envolvendo a Seleção Brasileira. Pelo levantamento, 26% vão oferecer alimentação temática e 4% planejam organizar eventos envolvendo a Copa do Mundo. Chama a atenção na pesquisa o número de empresas que vão deixar o evento passar em branco: 51% não irão promover nada relacionado à Copa.

Já com relação à situação econômica das empresas, 57% têm perspectiva de deixar o regime fiscal do Simples Nacional caso os limites da condição de enquadramento não forem aumentados conforme proposta em tramitação na Câmara dos Deputados. Outros 43% afirmaram que não seriam afetados pela mudança, enquanto 86% do total está nesta condição.