Dólar registra maior alta diária desde março de 2020 e bolsa despenca com cenário político

Anúncio de que o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega está na equipe de transição afetou mercado financeiro

Dólar | Foto: Marcos Santos / USP Imagens / CP

Uma combinação de otimismo de investidores norte-americanos por uma inflação ao consumidor mais suave do que o esperado e pânico de analistas pode resumir o movimento do dólar nesta quinta-feira, que acelerou os ganhos frente ao real com o anúncio de que o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega vai integrar a equipe de transição do governo eleito.

A informação acabou afetando ainda mais o humor de um mercado já pessimista desde o início do pregão com o aumento das chances de risco de descontrole fiscal no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A moeda norte-americana fechou as negociações sendo vendida a R$ 5,39, uma alta acima de 4% em um único dia e o maior ganho diário desde março de 2020.

Jà o Ibovespa encerrou as operações com queda de 3,61%, pouco acima dos 109 mil pontos, e com um movimento financeiro de R$ 52,2 bilhões.

No mercado de juros futuros, os investidores voltaram a embutir prêmio de risco fiscal ao longo de toda a curva e as taxas dos contratos de Depósito Interfinanceiro (DIs) dispararam.

Mantega chefiou o ministério da Fazenda durante governos anteriores do PT e não conta com credibilidade aos olhos de boa parte dos mercados financeiros, principalmente depois da atuação na gestão da ex-presidente Dilma Roussef.