Porto Alegre em Cena confirma espetáculos internacionais e nacionais para o mês de dezembro

Prestes a completar 30 anos, festival vai ter parte da programação desenvolvida em março de 2023

Foto: Sal Fotografia/Divulgação

Prestes a completar 30 anos de existência, o Porto Alegre em Cena prepara a 29ª edição, com programação nos meses de dezembro de 2022 e março de 2023. Passado o período mais intenso de pandemia, o festival promete uma renovação, tendo como foco o fortalecimento das artes cênicas, propondo inclusão, diversidade, espetáculos descentralizados e arte nas ruas da capital. A primeira etapa acontece de 1º a 7 de dezembro.

Realização da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em parceria com a PUCRS e o Pacto Alegre, a 29ª edição vai ter uma direção artística. Serão responsáveis pela curadoria e montagem da programação artistas, jornalistas, professores e gestores: Adriane Azevedo, Adriane Mottola, Airton Tomazzoni, Antônio Grassi, Juliano Barros, Renato Mendonça, Ricardo Barberena e Thiago Pirajira.

“Tomamos a ideia de porto como um entre-lugar, onde novas histórias começam e terminam, contraem e se dilatam, nascem e morrem, pulsam. Nesse sentido, o Porto Alegre em Cena, nesta edição que inaugura uma formação coletiva em sua direção artística, amplia os traços que compõem sua narrativa, fortalecendo a potência plural e diversa que todo e qualquer festival pode e deve oferecer”, explica Pirajira.

Segundo a organização do evento, as produções envolvem as áreas propostas pela equipe curadora e incluem teatro de sala, teatro de rua, dança, circo, performance de rua e música, em linguagens híbridas e temas que conversem com os anseios da sociedade.

Como já é tradição, o Em Cena vai promover atividades formativas oferecendo oficinas e workshops com artistas, coletivos e arte-educadores, bem como atividades de rua e descentralizadas. Essas atividades serão divididas entre a primeira etapa, em dezembro de 2022, e a segunda etapa, em março de 2023, durante as comemorações da Semana de Porto Alegre.

Também está previsto um grande encontro de realizadores e incentivadores de festivais cênicos nacionais e internacionais, intitulado Beijo de Língua, em uma referência ao recorte geográfico dos países de língua portuguesa.

A Voz Cultural é a produtora responsável pela 29ª edição, tendo sido selecionada em um edital promovido pela Prefeitura em julho deste ano. Responsáveis técnicos da empresa, os gestores culturais Vítor Ortiz e Denise Viana Pereira assinarão a coordenação geral do festival.

PROGRAMAÇÃO
Dia 1º de dezembro
19h – Palácio do fim – Sala Álvaro Moreyra
21h – Sambaracotu – Teatro Renascença

Dia 2 de dezembro
18h – Maria, seus filhos, suas filhas – Espetáculo de Rua – Esquina Democrática
19h – Terra Adorada – Sala Álvaro Moreyra
21h – Sísifo – Salão de Atos da PUCRS

Dia 3 de dezembro
18h – Ilha – Pedro Alvim – IAPI
19h – Sobrevivo – Sala Álvaro Moreyra
21h – Atravessamentos – Teatro Renascença

Dia 4 de dezembro
19h – Restinga Crew – Apresentação de dança – Orla do Guaíba, na pista de skate
19h – Novos velhos corpos – Sala Álvaro Moreyra
19h – Embarque imediato – Salão de Atos da PUCRS

Dia 6 de dezembro
20h – Medeia / solo de Tânia Farias – Terreira da Tribo

Dia 7 de dezembro
16h e 20h – Ítaca – Nossa Odisseia I – Cinemateca Capitólio
20h – Cia Municipal de Dança – Teatro Renascença
20h – Recital de violoncelo e piano com Romain Garioud e Liliana Michelsen – Igreja Universitária Cristo Mestre – Campus PUCRS