Desempenho da economia chinesa tem crescimento de 3,9% no 3º trimestre

No trimestre imediatamente anterior, a aceleração do crescimento da economia chinesa havia sido menos expressiva, de 0,4%.

China
Foto: EBC

O Produto Interno Bruto (PIB) da China apresentou um crescimento de 3,9% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período do anos passado. As informações do governo chinês divulgadas nesta segunda-feira, 24, revelam que no trimestre imediatamente anterior, a aceleração do crescimento da economia chinesa havia sido menos expressiva, de 0,4%.

Conforme analistas, a economia se recuperou mais rápido do que o esperado, mas regulamentações mais rígidas da covid-19, o agravamento da crise imobiliária e o risco de uma recessão global dificultam os esforços do governo para estimular uma recuperação mais forte no próximo ano.

Os números do PIB deveriam ter sido divulgados na última quarta-feira, 19, mas foram adiados em decorrência do Congresso do Partido Comunista, que terminou neste domingo, 23, com a reeleição para o terceiro mandato consecutivo do presidente Xi Jinping como secretário-geral do partido.