Liz Truss anuncia renúncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido

Ela já sofria forte pressão para renunciar após perder confiança do partido por conta de um polêmico plano econômico

Primeira ministra do Reino Unido, Liz Truss renuncia ao cargo. Foto: Divulgação Twitter pessoal

A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, anunciou nesta quinta-feira (20) a renúncia ao cargo que assumiu há 45 dias, pouco antes da morte de Elizabeth 2ª. Truss disse que uma votação para substituí-la será realizada ‘até a próxima semana’.

Hoje, diante de dezenas de repórteres, Truss afirmou que aceitou o desafio em um momento de “grande instabilidade econômica e internacional”. Disse também não poder cumprir o mandato em que foi eleita pelos membros conservadores e está renunciando ao cargo.

Truss, que substituiu o Boris Johnson no comando do país, já vinha sofrendo uma forte pressão para renunciar por conta de um polêmico plano econômico que gerou revolta no mercado e dentro de seu próprio partido.

O plano previa um corte amplo e severo de impostos no país e, em paralelo, um empréstimo bilionário para cobrir o rombo nas contas públicas. A proposta foi muito mal recebida dentro de seu próprio governo e pelo mercado, em um momento no qual a inflação do Reino Unido ultrapassou os 10% – a maior nos últimos 40 anos.