Morre em Porto Alegre o historiador Sergio da Costa Franco

Autor de obras sobre a capital gaúcha, o intelectual tinha 94 anos de idade

Foto: Antonio Sobral / CP Memória

O historiador, pesquisador, advogado e ensaísta Sergio da Costa Franco morreu, na tarde desta quinta-feira, aos 94 anos, em Porto Alegre. Ele era também promotor de Justiça aposentado. De acordo com o Hospital Moinhos de Vento, onde Costa Franco havia sido internado, a morte se deu em razão de insuficiência cardíaca provocada pela cardiopatia amilóide, uma doença crônica.

Autor de 29 livros, o pesquisador era especialista em escrever sobre Porto Alegre, cidade sobre a qual publicou “Porto Alegre – Guia Histórico”, com quase mil verbetes sobre bairros, ruas, enchentes, epidemias, monumentos e instituições culturais da capital. A publicação teve a 5ª edição publicada em 2018.

Costa Franco escreveu ainda a biografia de Júlio de Castilhos. Em 2005, “Os viajantes olham Porto Alegre” venceu o Açorianos de Literatura, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, que outorgou a ele o Prêmio Joaquim Felizardo em 2009.

Por meio do secretário Gunter Axt, também historiador, a Pasta emitiu uma nota de pesar exaltando a paixão do historiador sobre a capital gaúcha, seu principal de objeto de estudo.

*atualizada para inclusão de informações fornecidas pelo Hospital Moinhos de Vento