Receita de exportações de carne de frango crescem 13,6% em setembro

Foto: Divulgação / SulGesso

As exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) geraram receita de US$ 830,1 milhões em setembro, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O valor é 13,6% superior ao registrado no mesmo período de 2021, com US$ 730,5 milhões.

Os embarques de setembro alcançaram 400 mil toneladas, volume 4,4% menor que o efetuado no mês de setembro do ano passado, com 418,5 mil toneladas.

“Desde março, o setor tem mantido média de exportações acima de 400 mil toneladas mensais. A manutenção da forte demanda internacional pelo produto brasileiro é refletida também na média dos preços mensais, que está 19% acima do que vimos em 2021”, analisa o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Balanço acumulado — No ano, as exportações do setor totalizaram 3,666 milhões de toneladas, volume 5,8% maior que o acumulado entre janeiro e setembro de 2021, com 3,466 mil toneladas.

Em receita, a alta acumula 31,1%, com US$ 7,373 bilhões nos nove primeiros meses deste ano, contra US$ 5,623 bilhões no mesmo período do ano passado.

Principais destinos — Entre os principais destinos de exportação, destaque para os Emirados Árabes Unidos, com 348,6 mil toneladas (+32,3%), Filipinas, com 188,7 mil toneladas (+42,2%), União Europeia, com 182,4 mil toneladas (+27,1%), Coreia do Sul, com 139,2 mil toneladas (+61,3%), e México, com 117,4 mil toneladas (+22,8%).

“Com preços internacionais mais elevados ao longo deste ano, o resultado da receita das vendas brasileiras se mostrou comparativamente maior em relação ao período de janeiro a setembro de 2021. Há forte elevação no resultado cambial das vendas para praticamente todos grandes importadores. Ainda, dos 15 principais mercados houve aumento significativo de volumes em 10 deles, reforçando a posição do Brasil como principal exportador mundial e importante esteio em um momento de preocupação global com a segurança alimentar”, destaca Luís Rua, diretor de mercados da ABPA.