Prova de Emissão de Gases e mescla forrageira são destaques da Embrapa na Expofeira de Bagé

A Embrapa Pecuária Sul está presente na 110ª edição da Expofeira de Bagé, que acontece entre os dias 5 e 16 de outubro de 2022, no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães, da Associação e Sindicato Rural de Bagé. Durante a feira, o centro de pesquisa tem um estande localizado no Pavilhão de Ovinos e apresenta ao público duas tecnologias: a Prova de Emissão de Gases, que avalia a quantidade de metano emitido por reprodutores bovinos em função de seu desempenho, e o Pasto sobre Pasto: mescla forrageira Pampa Úmido, formada pelas cultivares azevém BRS Ponteio, trevo-branco BRS URS Entrevero e capim-sudão BRS Estribo.

No dia 10 de outubro, segunda-feira, às 18h, no Salão Nobre do Parque, a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Cristina Genro, apresentará uma palestra sobre “Ferramentas para redução das emissões de metano entérico dos ruminantes”. No mesmo dia, às 19h15min, acontece o anúncio da parceria entre a Embrapa e a Agricampanha, através do projeto Integra Pampa, que tem como objetivo desenvolver pesquisa e transferência de tecnologia para sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) no bioma Pampa.

O atendimento da Embrapa ao público na Expofeira de Bagé acontece entre os dias 8 e 16 de outubro, das 10 às 12h e das 13h às 18h.

Conheça a Prova de Emissão de Gases (PEG)

Na COP26, realizada na Escócia em 2021, o Brasil aderiu ao “pacto internacional do metano”, visando reduzir a emissão desse gás, considerado fundamental na estratégia de mitigação do aquecimento global. Considerando que 76% das emissões nacionais deste gás provêm da agropecuária, sendo 90% destes vindos da fermentação entérica dos bovinos, a identificação de animais mais eficientes no uso dos alimentos e que, portanto, emitam menos metano por quilo de alimento consumido, passou a ser de grande relevância para a cadeia da carne bovina brasileira. A Prova de Emissão de Gases (PEG) é uma metodologia usada na Embrapa Pecuária Sul para mensurar a emissão de gás metano (CH4) por reprodutores bovinos. O teste busca identificar os animais com menor emissão de metano para cada quilo de alimento consumido e por quilo de peso vivo produzido. Atualmente o centro de pesquisa tem conduzido os experimentos com reprodutores das raças Angus, Braford, Charolês e Hereford.

Mescla Forrageira

A Mescla Forrageira Pampa Úmido é uma das possibilidades para se trabalhar dentro do conceito Pasto sobre Pasto (PSP), que trata justamente da diversidade e sobreposição de plantas com características complementares em uma mesma área, visando a estabilidade na produção de forragem ao longo do ano, sobretudo na transição entre as estações quentes e frias, quando ocorrem os problemas de vazios forrageiros. A ideia do PSP é trabalhar com forrageiras em sucessão, de forma que os ciclos das plantas de inverno e verão se sobreponham, mantendo o solo sempre coberto com plantas para pastoreio.